A configuração de rede e dispositivo não é o tópico de TI mais sexy, mas não diga isso a um oficial de segurança enfrentando uma violação baseada em configuração errada ou um profissional de rede lutando para manter uma miríade de dispositivos funcionando corretamente.
A boa notícia? A atualização e manutenção de configurações, muitas vezes um processo cansativo de labuta tediosa, é facilitada através de práticas recomendadas de gerenciamento de configuração — práticas que este blog se esforça para transmitir!
Por onde começamos? Que tal o que é o gerenciamento de configuração de TI? Simplificando, o gerenciamento de configuração é um processo para rastrear a configuração de itens de qualquer sistema de TI. A chave é realmente ter um processo.
Sempre que você entra em qualquer coisa, (software, hardware) e macaco ao redor com configurações, isso é gerenciamento de configuração - pelo menos um baixo nível de gerenciamento de configuração. Configuração em uma base única.
Com o gerenciamento adequado da configuração, a TI estabelece e mantém um conjunto consistente de configurações para desempenho, funções e até atributos físicos. Essas configurações tornam seus sistemas, data centers, servidores, redes e tudo mais trabalho. Por outro lado, os sistemas não configurados corretamente não funcionam — pelo menos não com segurança e precisão.
O objetivo do gerenciamento de configuração é manter todos esses sistemas configurados adequadamente para as necessidades operacionais, de segurança e talvez de conformidade da sua TI. Pense no gerenciamento de configuração como controle de versão para infraestrutura de TI e software. Com esta forma de controle de versão, ti sabe quais dispositivos estão configurados e como, e se algo está fora de controle, reverte de volta para a versão anterior.
Por que a TI se preocupa com o gerenciamento de configuração? Alguns gostam de ser organizados, desfrutando da confiança de saber que tudo está certo.
Para a maioria, os dois grandes atrativos são segurança e conformidade. Para alcançar ambos, a TI deve saber quando as alterações de configuração são feitas. Quando uma configuração é alterada, geralmente significa que algo está errado. Talvez alguém tenha cometido um erro, ou pior, alguém entrou, e mudou de configurações para facilitar a entrada deles novamente. Ou talvez alguém tenha adicionado hardware ou software configurado incorretamente à sua rede. Todos estes são riscos à segurança e podem levar a uma brecha.
De fato, o Gartner prevê que até 2022, 95% das falhas de segurança na nuvem e no SaaS serão culpa do cliente, grande parte devido à má configuração que especialistas como o Gartner acreditam já estar por trás de cerca de 80% das violações.
É por isso que ter tudo configurado corretamente é fundamental para manter os sistemas apertados e seguros. Por exemplo, se você tiver portas abertas ou áreas onde a senha ainda esteja configurada como 'administradora' ou 'senha de senha', configuração a gestão identificará essas fraquezas e as impedirá de serem exploradas.
Todas essas questões de segurança também jogam em conformidade, como HIPAA, GDPR, a CCPA da Califórnia e uma infinidade de outros. Também pode haver problemas internos e contratuais de conformidade, ou simplesmente uma política de negócios que não é permitida na porta 80, por exemplo.
Os gerentes de TI e sistemas devem garantir que tudo esteja configurado para atender a essas regulamentações. Ter configurações em um só lugar e mantê-las lá é, sem dúvida, o número um e o número dois objetivos do gerenciamento de configuração de TI.
O gerenciamento de configuração é um grande poupador de tempo graças à automação. Essa mesma automação reduz drasticamente os erros.
Os profissionais de TI inteligentes não querem reconfigurar as configurações de cada switch ou roteador manualmente. Nem a TI quer contar com um fichário ou documento para procurar o que fazer e digitá-lo — com a chance de digitar um erro. Isso é insano.
A TI economiza tempo e remove qualquer possibilidade de erro humano automatizando configurações confiáveis e simplesmente apertando um botão e tendo essa configuração comprovada automaticamente aplicada. Ao mesmo tempo, essa configuração é armazenada no sistema. Se alguma coisa dá errado, digamos que um roteador morre ou precisa ser substituído, com um clique, o IT pode reverter para uma configuração existente ou anterior.
Tudo isso fala em escalabilidade. Digamos que há 25 roteadores configurados da mesma forma, e de repente sua loja precisa adicionar mais 10. Isso é fácil. Basta aplicar essas configurações comprovadas aos novos roteadores e fazer tudo automaticamente. Vê como é fácil escalar? Você não está fazendo tudo isso manualmente. Na verdade, você não está fazendo nada disso manualmente. Isso vale para hardware e software.
Um grande benefício de gerenciamento de configuração é a visibilidade da rede, que não só mantém tudo agradável e fácil, mas também beneficia muito a segurança.
Uma grande parte disso é a solução de problemas. Muitos erros de rede (e violações!) são devido à má configuração de hardware ou software. No caso de um erro ou violação, um sistema de gerenciamento de configuração olha para seus sistemas e identifica se ele foi configurado devidamente. Se não, é provável que seja o culpado. Se for, tudo bem. Passe para o resto dos diagnósticos. Mas a configuração de verificação é um primeiro passo importante. Saber rapidamente se seu hardware e software estão devidamente configurados é um enorme ferramenta no diagnóstico e correção de problemas.
A melhor notícia pode ser que a configuração e o gerenciamento adequados dessas configurações melhorem a experiência do usuário final — e é disso que se trata a TI — mantendo a rede funcionando de forma suave, segura e fácil para usuários finais sem violações de segurança ou não conformidade.
Então, como o WhatsUp Gold ajuda com tudo isso? O WhatsUp Gold tem um recurso adicional apropriadamente chamado de Gerenciamento de Configuração projetado especificamente para ajudar a TI e sysadmins que já estão monitorando suas redes também monitoram e gerenciam configurações de rede. E pode arquivar e restaurar configurações de rede, mantendo-as todas em um repositório seguro e criptografado. Ele ainda destaca áreas que mudaram, fazendo é fácil zerar em onde os problemas podem estar.
Ele também suporta mudanças automáticas em massa. Digamos que você tenha alterações mensais de senha que precisam ser implementadas ou patches que precisam ser instalados. O gerenciamento de configuração executa isso de forma rápida, fácil e precisa.
O valor real está aproveitando os recursos de alerta e notificação sofisticados e capazes do WhatsUp Gold para saber quando algo muda. Os administradores devem responder por cada alteração, quer essas alterações sejam aprovadas ou não.
Se você for auditado, você absolutamente deve mostrar quando essas coisas aconteceram. O gerenciamento de configuração não só percebe essas alterações, mas também alerta a TI. Os alertas podem vir via Slack, Teams, e-mail — o que quer que a TI decida. E tudo isso é rastreado e relatado. A TI pode até agendar varreduras automáticas para garantir que ninguém tenha adicionado algo novo ou feito modificações desde a última vez que a TI olhou.
A conformidade se beneficia enormemente do Gerenciamento de Configuração. Aqui, a TI pode produzir automaticamente uma série de relatórios a partir do recurso gerenciamento de configuração de rede, suportando auditorias regulares. Estes podem ser entregues automaticamente por e-mail para os auditores, e a TI também pode arquiva-los. Isso torna mais simples definir a única prova de conformidade e acompanhar regularmente o que está acontecendo com a rede.
Enquanto isso, o gerenciamento de configuração permite que a TI mantenha os arquivos de configuração.
Configuração automatizada de rede e gerenciamento de alterações: automatize o gerenciamento de configuração e alteração de roteadores, switches e firewalls em sua rede. Configurações de rede de arquivamento e auditoria. Fique atento às mudanças. Comparar versões lado a lado com discrepâncias destacadas.
Backup de configuração de rede: evite os efeitos negativos de alterações de configuração de dispositivos de rede acidentais ou maliciosas. O WhatsUp Gold permite implementar controles de práticas recomendadas automatizando backups tanto em execução quanto em "padrão-ouro" configurações de rede.
Auditorias de conformidade de políticas: Auditar configurações de dispositivos contra um conjunto de políticas predefinidas para garantir o cumprimento de requisitos como 'criptografia de senha está ativada'. Compare antes e depois das alterações de configuração e obtenha um texto baseado em texto comparação destacando diferenças.
Configurações de rede de arquivamento e restauração: o módulo de gerenciamento de configuração do WhatsUp Gold fornece arquivamento central de configurações de rede em um repositório seguro e criptografado. Administradores de rede podem armazenar várias configurações para cada dispositivo, incluindo configurações de inicialidade e execução.
Novos dispositivos adicionados à rede podem ser simplesmente implantados com o download de uma configuração arquivada. Se houver um problema, o dispositivo pode ser restaurado para uma boa configuração conhecida, minimizando o tempo de inatividade. Em ambos os casos, um gerenciador de configuração de rede economiza tempo considerável versus configurações de construção do zero.
Alerta sobre alterações de configuração: os administradores de rede precisam prestar contas de cada alteração de configuração de rede, aprovadas ou não. O gerenciamento de configuração alerta sobre quaisquer alterações detectadas cada vez que ele digitaliza seu banco de dados de configuração. Os exames podem ser programado para funcionar automaticamente para encurtar a janela entre quando uma alteração é feita e quando um alerta é emitido. Além disso, o software WhatsUp Gold também pode alertar sobre as alterações de configuração usando armadilhas SNMP. Os alertas são integrados ao Centro de Alerta.
Get our latest blog posts delivered in a weekly email.