Não é preciso saber que o Simple Network Management Protocol permite que os administradores monitorem dispositivos conectados à rede. Dito isso, você pode realmente precisar ser um ninja para habilitar e configurar SNMP no Windows, Linux/Unix, Cisco e ESXi.
Mas não tenha medo, neste artigo vamos dar-lhe um passo-a-passo para habilitar e configurar SNMP no WhatsUp Gold da Ipswitch para que você possa administrar com facilidade.
SNMP (Protocolo simples de gerenciamento de rede) O software de gerenciamento é usado para gerenciar e monitorar dispositivos de rede, incluindo impressoras, hubs, switches, servidores e roteadores que estejam cientes do SNMP. SNMP é um nível de aplicativo, protocolo baseado em IP, é o monitoramento e detecção de rede mais usados tecnologia em uso corporativo hoje em dia, com a maioria dos fabricantes de hardware oferecendo dispositivos habilitados para SNMP.
A tecnologia é atualmente vista como a melhor escolha por profissionais para IP (Internet) Protocolo) gerenciamento de rede. Por causa disso, o SNMP é suportado em uma ampla gama de dispositivos de hardware e pacotes de software de gerenciamento de rede. Em primeiro lugar, o SNMP foi projetado para ser implantado em um grande número de dispositivos de rede, ter impacto mínimo e requisitos de transporte nos nódulos gerenciados e continue funcionando quando a maioria dos outros aplicativos de rede falharem.
No centro da tecnologia SNMP está a Base de Informações gerenciais (MIB). O MIB são estruturas semelhantes ao banco de dados dentro de cada dispositivo habilitado, contendo informações relacionadas ao dispositivo armazenadas como variáveis e definições. MIB de um roteador, por exemplo, seria conter tráfego de rede e informações de encaminhamento. O MIB de um interruptor contém uma árvore de abrangência, VLAN e informações de ponte.
O MIB de um servidor pode conter dados sobre CPU, utilização de memória, localização, tempo de atividade e muito mais. Cada objeto individual no MIB é identificado por um identificador de objeto único. O MIB é um banco de dados que adere a um padrão que o gestor e os agentes devem seguir. Cada agente SNMP possui um banco de dados de informações oferecendo detalhes sobre os parâmetros do dispositivo gerenciado. O gerente do SNMP usa esse banco de dados para pedir informações específicas ao agente e traduz as informações conforme necessário para o Gerenciamento de Rede Sistema (NMS). Este banco de dados comumente compartilhado entre o Agente e o Gerente é o nosso MIB.
Com a tecnologia SNMP oferecendo tantos casos de uso, a questão que muitas pessoas podem estar procurando abordar, é como eles podem habilitar e configurar O SNMP para monitoramento de rede. Abaixo, damos uma olhada em como ativar e configurar O SNMP no Windows, Linux/Unix, Cisco e ESXi no software de monitoramento de infraestrutura WhatsUp Gold para que você possa administrar com facilidade.
Os monitores ativos consultam os serviços de rede instalados em um dispositivo e aguardam a resposta, monitores de desempenho coletam dados sobre propriedades específicas em um dispositivo que é então apresentado visualmente, e monitores passivos procuram tipos específicos de informações enviado de um dispositivo.
Antes de entrarmos na habilitação e configuração de SNMP nesses sistemas operacionais, devemos dar uma olhada em alguns dos componentes críticos associados às funções adequadas do SNMP.
O monitoramento da largura de banda é um dos aspectos mais importantes do software de gerenciamento de rede e monitoramento de tráfego. Sem que os administradores de rede tenham uma visão completa sobre os tipos de tráfego e o uso da largura de banda, é impossível garantir a disponibilidade adequada de largura de banda de rede. O WhatsUp Gold da Ipswitch oferece um monitoramento significativo de utilização da largura de banda, incluindo informações detalhadas sobre como cada pedaço de largura de banda é usado. Através do uso de uma variedade de tecnologias de fornecedores, incluindo a Cisco Os protocolos NetFlow, NetFlow-Lite e NSEL, bem como os protocolos Juniper J-Flow, sFlow e IPFIX. O WhatsUp Gold tem a capacidade de converter dados brutos desses protocolos em dados poderosos exibindo a utilização da largura de banda.
A SNMP permite que a solução WhatsUp Gold da Ipswitch monitore e gerencie o desempenho da rede, reporte e soluça problemas em uma série de problemas de rede e prepare as organizações para o crescimento futuro da rede. Esta tecnologia flexível pode ser usada em toda a operação sistemas e tipos de dispositivos. O WhatsUp Gold inclui três tipos de monitores SNMP que os usuários podem atribuir a um determinado dispositivo. Estes incluem ativo, desempenho e passivo.
O SNMP é usado para monitorar dispositivos em uma rede. Existem algumas ferramentas de monitoramento baseadas nele que são muito populares e usadas em todo o mundo. Conhecemos o conceito de SNMP e como ele funciona. Com esses conceitos básicos, você pode usar ferramentas SNMP para explorar qualquer ambiente.
O primeiro passo é adicionar o recurso (Servidor 2008 ou superior) ou "Adicionar/Remover componentes do Windows" (Servidor 2003 ou abaixo). Uma vez adicionado o recurso/componente, abra seus serviços.msc. [Iniciar > Executar > serviços.msc], encontrar o serviço SNMP e clique duas vezes nele.
Existem duas áreas importantes na configuração de serviço SNMP. A guia "Armadilhas" determina para onde as armadilhas SNMP do host do Windows serão enviadas e qual nome da comunidade essas armadilhas usarão. A guia "Segurança" permite que você configure seus nomes da comunidade de leitura/gravação e conceder acesso ao servidor WhatsUp Gold. Depois de aplicar suas configurações, reinicie o serviço SNMP para que essas configurações entrem em vigor. Então, você está feito.
Algumas coisas interessantes que encontrei:
No Linux/Unix, você precisará configurar snmpd.conf. Abaixo está uma configuração básica de amostra — embora você possa ficar muito mais complexo e fazer muito mais com ela. Uma vez que você atualizar seu /etc/snmp/snmpd.conf corretamente, reinicie snmpd:
A configuração do SNMP nos dispositivos Cisco varia ligeiramente dependendo do tipo, mas em geral eles são quase idênticos.
Aqui estão alguns links para documentos úteis da Cisco:
Dependendo da sua versão do ESXi, as etapas de configuração mudarão. Para fins de sanidade, incluí apenas eSXi 5.0, 5.1+. Antes de 5.0, os passos eram significativamente diferentes.
ESXi 5.0: Documentação VMware
ESXi 5.1+: Documentação VMware
Os comandos abaixo configurarão o SNMP e permitirão isso através do firewall. Se preferir, você pode configurar as regras de firewall usando o gui do cliente vSphere em Configuração > Perfil de Segurança. Substitua "YOUR_STRING" por sua sequência de comunidade:
Essa é a nossa lição para hoje. Use seu conhecimento sabiamente.
Este post apareceu originalmente no blog WUG.ninja.
Get our latest blog posts delivered in a weekly email.